Projetos, tendências e novidades para inspirar profissionais contemporâneos e inquietos.

18 de junho de 2025

A cor que desperta o foco

Em 2022 lançamos a campanha “cor importa, e a gente se importa”. Ela mostrava que mais do que beleza, as cores são poderosas ferramentas de comunicação, transmitem diferentes sensações e são capazes de transformar nosso dia a dia.

A Cor que desperta o foco

Vamos fazer um exercício: Imagine entrar num espaço onde o azul profundo parece puxar a sua respiração para um ritmo constante, quase meditativo. No canto, um lampejo de amarelo acorda a retina como quem abre a janela de manhã e deixa o sol bater na mesa.

Nesse caso específico, a cor representa uma engenharia invisível de performance.

O que a ciência já sabe

Pesquisas recentes confirmam que tons frios ativam circuitos de concentração, enquanto tons quentes elevam a excitação física.

Um levantamento realizado em 2024 e divulgado no Psi Chi Journal of Psychological Research, mostrou que a precisão cognitiva foi maior em ambientes de cor fria, especialmente quando combinados com luz de temperatura quente. O resultado apontou que a interação cor + luz é mais poderosa que cada variável isolada.

Outro estudo, realizado pela HR Future, indicou que azuis e verdes reduzem a fadiga ocular e mantêm o cérebro em estado de “alerta calmo”, ideal para tarefas longas de leitura ou programação.

A consultoria Haiken também realizou um estudo que mostrou que o amarelo, usado em doses pontuais, amplifica a criatividade em escritórios e salas de reunião, mas pode cansar se dominar o campo de visão.

Confira abaixo as cores mais indicadas para áreas de trabalho na paleta de produtividade:

AZUL PROFUNDO - Chamado de “cor intelectual”, estabiliza batimentos cardíacos e favorece o raciocínio lógico. Ideal para ambientes de análise de dados ou salas de conferência, onde decisões precisas são tomadas.

VERDE EQUILÍBRIO - Ganha da biophilia o poder de descanso visual. Uma parede atrás do monitor ou cadeiras em tom oliva ou musgo ajudam a recuperar a atenção sem tirar o profissional do fluxo.

AMARELO CENTELHA - Pode ser usado como destaque no encosto de cadeira, painel de tecido ou luminária sobre a mesa. O olho recebe energia e o cérebro um convite ao pensamento lateral.

VERMELHO PULSO RÁPIDO - Ótima opção para detalhes de passagem, como corrimãos, pictogramas de sinalização ou em mobiliários colaborativos. Estimula ação, mas deve ser usado com moderação para não gerar ansiedade.

NEUTROS SILENCIOSOS - Tons como gelo, areia ou taupe criam “páginas em branco” na qual o foco repousa sem distração. Elas servem de pano de fundo para que peças coloridas assumam o protagonismo.

A luz como tinta invisível

Uma pesquisa realizada pela Pepperdine reforça que um azul profundo sob luz quente (3000 K) produz mais precisão do que o mesmo azul iluminado (5000 K).

Por isso, é extremamente importante considerar a iluminação do ambiente na hora de escolher a cor ideal.

O escritório do futuro

O escritório e os ambientes de trabalho do futuro não serão monocromáticos, nem mesmo coloridos como uma festa de carnaval.

Eles serão equilibrados, com cada cor ocupando o lugar certo, conduzindo o profissional em todas as etapas do processo criativo.

Você está preparado para esse novo momento?

Acesse nosso site e redes sociais, e confira como as cores estão presentes em todos portfólio de soluções.